5 coisas que eu aprendi vivendo nas Filipinas

Postado em 29 março 2016

A escritora de viagens Esme Fox passou parte de sua vida morando nas Filipinas. Nós pedimos que ela nos contasse os segredos desta fascinante região...

Sua capital é uma loucura, mas vale uma visita

Metro Manila é uma das maiores mega cidades do mundo, lar de aproximadamente 12 milhões de pessoas e um dos lugares com maior densidade populacional no planeta. É claro que isso significa que é movimentado, poluído, barulhento, caótico e engarrafado. Uma vez levei a noite inteira para viajar para um lugar que sem trânsito levaria apenas 45 minutos.

Veja além desse cenário e você encontrará um lugar divertido e vibrante, onde mochileiros podem se entregar e explorar quase tudo que quiserem, de um dos maiores shoppings do mundo até parques aquáticos gigantes. Os destaques incluem a mundialmente mais antiga Chinatown, a cidadela e prisão militar de Fort Santiago e a impressionante igreja de San Agustin do século XVI.

Tem uma das melhores praias no mundo

Fora da capital e das áreas urbanizadas, as Filipinas são literalmente um paraíso, com mais de 7.100 ilhas e um grande litoral que em conjunto tem mais de 30.000km – a quarta mais longa no mundo. Então não é nenhuma surpresa que tenha algumas das melhores praias do planeta Terra. Com suas areias brancas, palmeiras ondulantes e água limpa e morna, oferece muitos albergues ao lado do mar, além de cabanas, ideais para aqueles que querem experimentar o paraíso sem gastar muito. Algumas das minhas praias favoritas podem ser encontradas na ilha de Palawan.

Sua culinária é... digamos, interessante

Diferente dos vizinhos do Sudeste da Ásia como a Tailândia, Vietnã e Indonésia, as Filipinas não tão conhecidas por sua culinária. A comida local faz pouco uso de pimentas e temperos, e pode levar algum tempo para se acostumar. E com suas iguarias como pé de frango grelhado e o balut – embrião de pato ainda dentro do ovo – é seguro dizer que não é um bom destino para vegetarianos como eu. Mesmo as sobremesas podem ser um gosto a ser adquirido: halo halo consiste em raspadinha de gelo e leite condensado, com cobertura de feijões vermelho e milho doce.

Dito isto, você pode encontrar quase todo tipo de culinária que quiser em Manila e nas ilhas, os frutos do mar são os mais frescos e saborosos que você irá encontrar.

O mundo embaixo das ondas pode ser ainda melhor do que acima

Quase todos os meus feriados nas Filipinas são gastos em uma das ilhas vizinhas, mas eu não uso meu tempo me bronzeando na areia. Ao invés disso, eu estou explorando o fascinante mundo embaixo do mar. Os recifes de corais lá proporcionam alguns dos melhores pontos para mergulhar e nadar no mundo – na minha opinião, mais até do que a Grande Barreira de Coral.

Sua população é uma das mais amigáveis que já conheci

Os filipinos são em geral um povo alegre e caloroso, ávidos por dar as boas vindas aos viajantes do seu país. Eles amam celebrar festivais e feriados em grande escala, e a música e o canto tem uma grande presença em sua cultura. Enquanto o idioma oficial das Filipinas seja o Filipino, o idioma não oficial é o Inglês e quase todos falam fluentemente, então você não terá nenhum problema para se comunicar.