Uma viagem por Queensland’s Sunshine Coast

Postado em 22 abril 2016

Hostels e Albergues - Noosa National Park

Caption: O Noosa National Park é possivelmente a jóia da coroa de Sunshine Coast

 

A região de Gold Coast, ao sul de Brisbane pode ter mais turistas, mas siga ao norte da capital de Queensland e você irá descobrir uma área levemente mais descontraída com uma potencial mistura de ótimas praias, lindos parques nacionais e grandes atrações. Esta é a Sunshine Coast, uma ótima opção para mochileiros que querem uma pegada descontraída na Costa Leste da Austrália.

Assim como Gold Coast, Sunshine Coast é a maior área metropolitana que se expande da cidade central, mas você irá encontrar em cada subúrbio, uma identidade própria – pessoalmente, nós poderíamos facilmente passar uma semana inteira apenas relaxando em Noosa.

Oficialmente, Sunshine Coast começa em Pelican Waters, uma despretenciosa cidade ao norte de Moreton Bay. É perto de Bribie Island National Park, mas não fique muito animado – a maior parte do parque é floresta gerida, com poucas opções de recreação. As florestas de Beerwah e Beerburrum, na parte de trás de Pelican Waters, são mais divertidas, oferecendo direção 4x4, trilhas de ciclismo de montanha,  canoagem e mais. Essa área é também onde fica o famoso Australia Zoo, a enorme atração animal fundada pelo falecido "Caçador de Crocodilos" Steve Irwin.

Nós não recomendaríamos ficar em Pelican Waters – é um pouco sonolento demais – então ao invés disso, fique em um albergue nas proximidades de Caloundra, cujo promontório possui três praias: Kings Beach, Shelly Beach e Moffat Beach. Todas elas tem uma atmosfera suburbana descontraída, mas há mais coisas acontecendo por aqui do que nos 9km de praia que vai daqui até Mooloolaba – além de alguns locais para se divertir nas proximidades de Kawana, essa (reconhecidamente linda) praia é cercada de longas ruas residenciais, então a menos que você esteja de carro, não é muito divertido.

 

Hostels e Albergues - King's Beach

Caption: Kings Beach, Caloundra

 

Mooloolaba por si só é um caso diferente, e nós definitivamente recomendamos dar uma olhada em alguns dos albergues baratos lá. É uma cidade portuária movimentada, cheia de córregos sinuosos e canais – uma característica das cidades de Sunshine Coast. Faça uma caminhada ao redor da Beacon Lighthouse Reserve, ao leste do porto, relaxe na praia princial e procure por mercados de rua coloridos na cidade, incluindo o popular Twilight Community Market no entardecer da sexta-feira no The Wharf. Ao norte está Maroochydore, que tem uma ótima praia na foz do Rio Maroochy.

Agora, para algo diferente, siga ao norte de novo para o Mount Coolum, cuja "montanha" (uma alta colina de topo achatado) oferece vistas fantásticas pelo outro lado da região achatada. Ao nordeste é possível ver Yaroomba, que se gaba – como você pode imaginar – de outra ótima praia arenosa.

Hostels e Albergues - Vista do Mount Coolum

A vista do Mount Coolum

 

De Coolum se estende uma longa cadeia de praias – Peregian, Marcus, Castaways, Sunrise e Sunshine – quase em uma linha contínua até Noosa Heads. Este é o ponto mais ao norte de Sunshine Coast, e o Noosa National Park, um paraíso de trilhas, orlas e florestas exuberantes em um promontório bem ao leste da cidade, é provavelmente a jóia da coroa de toda a região.

O destaque do centro da cidade é a Hastings Street, uma fila de restaurantes, cafeterias e lojas que conecta o parque nacional a pequena área de Noosa Spit Recreation Reserve, e tem acesso a adorável praia de Noosa ao norte. Enquanto você está na cidade, não deixe de fazer um passeio de barco para a Fraser Island, uma enorme ilha arenosa com uma variedae extraordinária de habitats e fauna selvagem, de petauro-do-açúcar à selvagens dingos.