Quadro das melhores vizinhanças em Berlim

Postado em 29 março 2016

Pergunte a qualquer morador de Berlim e ele te dirá que a capital da Alemanha não é uma cidade, e sim uma coleção de distintas e fascinantes vizinhanças. Soa como boas notícias para mochileiros, que podem escolher uma vizinhança que atenda as suas necessidades. Você irá para um albergue no centro da cidade, em Mitte, próximo às paisagens e aos museus? Ou irá para o coração do cenário alternativo da cidade com um albergue em Kreuzberg? Veja alguns indicadores para te ajudar a decidir...

O melhor para as principais vistas: Mitte

 

Image: Shutterstock 158274767

 

O distrito central de Mitte é onde você irá encontrar muitas das vistas históricas de Berlim. A mais famosa de todas é o Portão de Brandemburgo, que fica no final do Unter den Linden, a avenida central onde fica a Universidade Humboldt, o Museu da História Alemã e exposições mundiais da Ilha dos Museus.

Parte de Mitte é a "nova cidade socialista", construída ao redor de Alexanderplatz durante os anos em que o comunismo comandava o Leste da Alemanha, incluindo a Torre de TV, que foi erguida em 1960 e se tornou um dos pontos turísticos mais conhecidos de Berlim.

O melhor para mercados e cafés: Friedrichshain

 

Image: Shutterstock 134779421

 

Este antigo distrito de Berlim Oriental é uma atraente mistura de praças folhosas, cafeterias, bares, e algumas das poucas reservas da cidade. Boxhagener Platz é um local de um excelente mercado de agricultores aos Sábados e mercado de pulgas aos Dominhos, e há vários lugares para comer e beber nas ruas ao redor, que não ficam tão perto quanto o Simon-Dach-Straße.

Outro destaque de Friedrichshain é o RAW-tempel (fotografias). É um antigo pátio cujas construções industriais desmoronando agora estão repletas de bares noturnos, espaços de exposição e até mesmo um muro de escalada.

O melhor para cultura alternativa: Kreuzberg  

 

Image: Shutterstock 152988521

 

Nos anos anteriores a que o Muro de Berlim foi abaixo, o cenário contra-cultural do Oeste de Berlim atraiu as atenções de David Bowie, Iggy Pop e Nick Cave para a cidade – e Kreuzberg foi o coração de tudo isso. Hoje, continua sendo uma mistura viva de bares e clubes, lojas alternativas e políticos radicais, não somente durante as celebrações e demonstrações anuais do May Day.

Oranienstraße (fotografia) é o lar de muitas instituições de Kreuzberg, incluindo o lendário SO36 club, enquanto o oeste do distrito, Bergmannstraße, é um pouco mais comercial, com ótimas cafeterias e restaurantes.

O Melhor lugar para compras: Charlottenburg

 

Image: Shutterstock 186540251

O fim do lado Oriental de Berlim parece estar ligado para sempre com o glamour dos ruidosos anos de 1920. Nos útlimos anos, a área ao redor da Estação do Zoológico foi repaginado, restabelecendo-o como um lugar para ver e ser visto. O novo shopping Bikini House (fotografia) é um dos destinos de compras do século XXI com um toque de Berlim, enquanto a famosa loja de departamento de KaDeWe nos arredores de Wittenbergplatz continua em crescimento.

A uma rápida caminhada de Wittenbergplatz, fica Nollendorfplatz, na vizinhança de Schöneberg, no coração do maior cenário gay de Berlim com numerosos bares e boates.