Um elogio a Valparaíso: Porque o cais do Chile cheio de estudantes é o paraíso do mochileiro

Postado em 22 abril 2016

Hostels e Albergues - Valparaiso

 

Na metade do caminho para a costa chilena, o histórico e extenso porto de Valparaíso tem quatro universidades, uma quantidade enorme de eventos de arte e uma cultura boêmia contínua ao longo de cada uma de suas ruas acidentadas. Se você está procurando por uma estadia amigável a mochileiros no Chile, não tem lugar melhor – há vários albergues baratos e a combinação de artistas e estudantes faz com que a vida noturna siga até a madrugada.

No topo da lista, há o quarteirão histórico que é patrimônio da UNESCO e mostra uma explosão de cores, repleto de construções históricas do século 19, quando Valparaíso era um dos mais ricos portos na América do Sul. Não é de admirar que esse desorganizado porto – e entre os viajantes, relativamente subvalorizado – tem cativado a imaginação dos artistas por séculos.

Chegando lá

Valparaíso é fácil de chegar de ônibus da capital do Chile, Santiago, e a maioria das empresas de transportes oferecem serviços regulares diretos entre as duas cidades. Não há aeroporto próprio e o mais próximo é o Aeroporto Internacional Arturo Merino Benitez próximo à Santiago, que tem vôos vindo de destinos como Buenos Aires, Lima, São Paulo, Montevidéu, Nova Iorque e Paris.

Tasting Valparaíso

Curtindo a vida noturna

Um dos lugares mais populares em Valparaíso é o Bar La Playa, famoso por suas cervejas muito baratas e boate boêmia. Se você está procurando por um local cosmopolita, divirta-se em um clube não tão cheio; você pode experimentar o amigável à gays Mascara ao lado da Plaza Aníbal Pinto, que também tem bebidas muito acessíveis e tem um "happy hour" de quatro horas todas as noites de Terça a Quinta-feira. 

Comendo fora

Para bocadillos, hambúrgueres e tapas, assim como para um petisco de bar com um toque italiano, vá até a animada Casa Cervecera Altamira, uma microcervejaria na Av. Elias 126, pela Ascensor Reina Victoria. Se você curte um pouco de comida tailandesa, Samsara no Almirante Montt 427 é o lugar que você precisa ir. Vibrante e acessível, o restaurante tem uma ótima carta de vinhos, também.

Atrações culturais

O famoso marinheiro escocês Lorde Cochrane fundou a Marinha do Chile e viveu em Valparaíso a maior parte de sua vida. O Museo del Mar Lord Cochrane tem vista sobre a cidade, e enaltece todas as coisas de Lorde Cochrane, como canhões e outras coisas mais, e tem uma das mais incríveis vistas. Vá até o prédio pavimentado vermelho em um dos quinze elevadores de Valparaíso para uma demonstração da fascinante herança marítima do Chile.