Vamos para Jimjilbang! Relaxando nas incríveis casas de banho da Coreia do Sul

Postado em 22 abril 2016

Hostels e Albergues - Casa de Banho na Coreia do Sul
© Copyrights: Noby Leong

Casa de Banho na Coréia do Sul

 

Depois de um dia de turismo na Coreia do Sul, a maioria dos visitantes precisa relaxar. Sempre há o albergue, é claro, mas por aqui você pode ir ter algo ainda melhor – siga para o tradicional Jimjilbang e você terá uma boa dose de relaxamento e uma autêntica experiência cultural em um só lugar. Embora seja inicialmente intimidante, Jimjilbangs tem um valor incrível e te dão um ótimo vislumbre da sociedade Coreana, então deixe a sua modéstia para trás e se envolva. Vamos ao Jimjilbang!

Começando

Incontáveis Jimjilbangs pela Coreia funcionam da mesma forma. Entre, escolha se você quer o pernoite ou a diária e pague a taxa na recepção. Irão te entregar um conjunto de roupas tipo pijama e te conduzirão à uma porta de acordo com o seu gênero. Você agora estará em um vestiário onde coloca os seus sapatos em um armário com cadeado e troca a chave por outra em frente ao atendente da sala. Então, você coloca o seu uniforme em um novo armário com cadeado, seguido por todas as suas roupas. Você agora está nu com uma chave de armário presa em seu pulso.

Hora de se lavar...

Daqui, você se junta a outras pessoas nuas por toda a sala de banho masculina/feminina. Perceba os chuveiros em que os Coreanos estão ocupados se esfregando exaustivamente com panos ensaboados. Você precisará fazer da mesma forma. Você pode pedir que um atendente faça isso por um valor extra, mas a maioria dos não Coreanos não chegam a esse ponto. Depois de se limpar, você pode sentar uma das várias salas de banho de vapor e banheira quente em diferente temperaturas, com outras pessoas. As salas de sauna quente podem chegar a temperaturas de até 90º centígrados e as piscinas frias a quase zero. Sem uma ordem particular, você vai de uma a outra até que esteja devidamente relaxado e descansado. 

Fomentação

Seque-se e coloque seus pijamas. Prossiga pelas escadas acima para outra seção com várias portas que levam à salas de gênero misto, para as câmaras fomentação. A palavra arcaica "fomentar" significa banhar-se em águas medicinais e essa é a essência do que acontece aqui. Você irá seguir entre salas com variadas temperadoras, níveis de hidratação e "temáticas" minerais (sal e jade são exemplos comuns). Algumas câmaras são quentes demais, outras são bem frias. Você é livre para percorrer de sala em sala conforme sua vontade, então relaxe e faça sua escolha.

Coma, beba, repita

Jimjilbangs não são apenas casas de banho. As maiores são totais resortes equipados com restaurantes, áreas comuns de dormir, ginásticas, salas de karaôke e áreas de TV. Se você pagar a razoável taxa de pernoite ou chegar no começo do dia, você não ficará sob a pressão do tempo e pode fazer o tanto quanto quiser em qualquer ordem que quiser. E é isso que os Coreanos tendem a fazer, então separe um dia inteiro e/ou uma noite para se juntar aqui!