Por que os ônibus da Argentina são os melhores do mundo

Postado em 29 março 2016

Se você está planejando o caminho a seguir nas proximidades da Argentina, verá um monte de ônibus. Mas se isso faz com que você se lembre de uma longa, quente e desconfortável viagem de albergue em albergue, pense de novo – os ônibus da Argentina estão a algumas ruas adiante daquelas onde você encontra a maioria dos destinos Asiáticos e Africanos, e se equiparam com as da Europa e América do Norte também. O país tem uma avançada rede de ônibus, com serviços de curta e longa distância para todas as províncias e países vizinhos. Tudo bem, pode não ser tão rápido quanto a ferrovia ou o transporte áreo, mas dessa forma você tem mais tempo para aproveitar o impressionante cenário natural da Argentina...

Conforto suficiente para um pernoite

Muitos ônibus de longa distância oferecem poltronas reclináveis e rodam durante a noite, o que faz com que a viagem noturna fique muito mais atraente. Então, ao invés de passar um dia inteiro viajando, você pode usar esse ônibus como um quarto de hotel ambulante – acomodação e transporte de uma vez só. Bônus! E o melhor de tudo, você tem o prazer de acordar em um lugar completamente novo.

Serviços de ônibus de longa distância se classificam em uma das três classes:

  • Semi-cama: Assentos equipados com acolchoamento e descanso para braços e pernas; o ônibus deve ter ar condicionado, um banheiro simples e refeições básicas.
  • Cama executiva: Os mesmos recursos da semi-cama, porém com assentos maiores e mais confortáveis que se reclinam mais. Você pode ter uma TV suspensa também.
  • Cama suíte: Assentos nessa classe reclinam quase completamente, então eles são de longe os melhores para pernoites (embora também sejam mais caros, obviamente). Você pode pedir uma divisão ao redor do seu assento, e pode até mesmo ter um sistema pessoal de entretenimento.

... e barato também

Geralmente, a diferença de preço entre a semi-cama e a cama executiva é bem pequena, então vale mais à pena ir para a próxima classe, se você puder, especialmente se você planeja tirar um cochilo.

Quando você espera ter que pagar? Bem, você pode fazer a viagem de Buenos Aires a Mendoza (veja abaixo) em um considerável conforto por 1.000-1.500 pesos (£50-£75). O preço mais baixo é para a semi-cama em uma rota de duração média e o preço mais alto é da cama suíte da primeira classe que segue pela rota rápida. O Plataforma10.com é uma fonte prática de pesquisar cronogramas e preços.

Rotas populares

Salta a Buenos Aires

Apesar de ser um trajeto de 18 horas, a viagem de ônibus entre Buenos Aires e a cidade de Salta - a capital da Província de Salta - irá parecer mais como um longo vôo em uma linha área que vai para o terminal. Viajando em uma empresa como a Andesmar, você irá receber deliciosas refeições grátis, uma boa seleção de bebidas (suaves e com álcool!) e assentos espaçosos reclináveis que são otimizados para longas jornadas.

Salta

Iglesia San Francisco

Há várias paradas ao longo do caminho então você pode esticar as pernas e pegar um ar fresco, ou então pegar um lanche na parada do ônibus.

Salta é a localização do renomado Museu de Arqueologia de Alta Montaña (museu arqueológico), que expõe a história das tribos Incas e está bem ao lado da pitoresca catedral.

Buenos Aires a Mendoza

Ligeiramente mais rápido com suas 14 horas, a viagem de ônibus até a cidade de Mendoza – a capital da região rica em vinho de Mendoza – é também particularmente confortável e o preço que você irá pagar geralmente inclui bastante comida e bebida. Os assentos aqui também são reclináveis e os de primeira classe que reclinam 180 graus são apenas ligeiramente mais caros do que o padrão.

Além de seus vinhedos, essa província também é famosa pelo Parque Provincial Aconcagua, que é dominado pelo surpreendente pico de 6.962 metros do Aconcagua, a mais alta montanha fora da Ásia.

Mendoza

Viñedos de Mendoza